RADIO

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Análise da crônica: "A Última Crônica"

No texto "A Última Crônica", o autor Fernando Sabino começa mostrando, aparentemente, uma rotina que foi modificada por um acontecimento - um aniversário em família - comemorado de maneira diferente, inusitada. Utilizou os elementos de uma narrativa, descrevendo o lugar dos fatos ("A caminho de casa, entro num botequim da Gávea"), apontando tempo ("Mais um ano nessa busca..."), narra em 1ª pessoa ("Assim, eu quereria a última crônica..."), evidencia as personagens ("Um casal de 'pretos'"/"A negrinha") que são seres reais.
Escreveu o texto em 1ª pessoa, transmitindo a impressão de que realmente viveu a situação. Ele se posicionou em relação a cena, demonstrando sua sensibilidade; seus sentimento ("Perco a noção do essencial..."/"Assim eu quereria a úiltima crônica, pura como esse sorriso").
A crônica leva-nos forçosamente a uma reflexão, quando nos emocionamos com a cena descrita: uma família humilde, mas que não deixa a dura realidade da pobreza afetar o amor, o carinho familiar.
O título é interessante porque ele "joga" com as palavras. Comprova no desfecho que não é a última crônica ("Quereria a última crônica")
Um excelente texto, pois nos leva a pensar nas questões familiares.

Autor:Professora Zorilda da Rosa Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário